DokuWiki

It's better when it's simple

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


pt-br:search

Pesquisa

A pesquisa é feita através do campo apropriado no canto superior direito da página (se estiver usando o template padrão).

Sintaxe

Basicamente, o DokuWiki executa pesquisas lógicas com o argumento E entre as palavras-chave; todas as palavras escritas no campo de pesquisa serão usadas, sem diferenciar maiúsculas de minúsculas.

As sintaxes das pesquisas avançadas do DokuWiki são descritas a seguir. Todas podem ser combinadas na mesma pesquisa. Usaremos colchetes [ … ] para representar os caracteres digitados no campo de pesquisa.

Excluir palavras-chave dos resultados (-)

Digite um hífen - imediatamente antes de uma palavra-chave para excluir as páginas com a palavra-chave dos resultados da pesquisa. Por exemplo, a consulta [ dokuwiki -plugin ] encontrará páginas que contenham “DokuWiki” e não contenham “plugin”.

A sintaxe - pode ser usada não apenas para uma palavra-chave, mas também para pesquisas de correspondência parcial, de frases, de namespaces e pesquisas de grupo descritas abaixo. Por exemplo, você pode escrever a consulta [ -"frase que quero excluir" ] para excluir uma frase exata.

Coincidência parcial (*)

Você pode executar uma pesquisa de coincidência parcial, prefixando ou sufixando a palavra-chave com um asterisco *. Por exemplo, se pesquisar [ wiki ], encontrará apenas “wiki” mas, com [ *wiki ] também encontrará “DokuWiki” (coincidência de sufixo). Você também pode pesquisar [ doku* ] (coincidência de prefixo) e [ *okuwik* ] (coincidência parcial).

Note que o asterisco * não substitui caracteres, não é um “wildcard”. Você não pode usá-lo dentro da palavra-chave, se pesquisar [ doku*iki ], por exemplo, não achará nada.

Pesquisa de frases ("")

Você pode pesquisar frases completas exatas, delimitando-as com aspas. Por exemplo, [ "instalação do excel" ].

Pesquisar dentro de um namespace (@)

Você pode restringir a pesquisa a namespaces. Para pesquisar em páginas dentro de um namespace, prefixe o namespace com @ ou ns:. Para não pesquisar páginas dentro de um namespace, prefixe o namespace com ^ or -ns:.

Por exemplo, a consulta [ dokuwiki @wiki ^wiki:docs ] achará páginas com a palavra “dokuwiki” dentro do namespace “wiki” e não no namespace “wiki:docs”. A consulta [ dokuwiki ns:wiki -ns:wiki:docs ] dará o mesmo resultado.

O operador OU (|)

Por padrão, o DokuWiki executa pesquisas lógicas com E entre as palavras-chave, mas você também pode usar o operador lógico OU, digitando | ou or como separador dos termos de pesquisa. Por exemplo, a consulta [ plugin | template ] achará páginas que contenham “plugin” OU “template” OU ambos. A consulta [ plugin or template ] dará o mesmo resultado. Você pode usar o operador OR como alternativa para pesquisas de coincidência parcial Coincidência parcial (*), por exemplo, achando páginas sobre nomes com variações de grafia como [ Elizabeth | Elizabete ].

O operador OU tem precedência menor que o operador E. A consulta [ dokuwiki plugin | template ] pode ser representada como [ (dokuwiki plugin) | template ], não como [ dokuwiki (plugin | template) ]. Para pesquisar [ dokuwiki (plugin | template) ] use a sintaxe de agrupamento como descrito abaixo.

Para restringir sua pesquisa a um namespace, você tem de agrupar a pesquisa com parênteses “()”. A pesquisa [ plugin | template @plugin ] se comportará como [ (plugin) | (template @plugin) ], i.e. pesquisará “plugin” OU “template @plugin” em todos os namespaces. Se você pretende pesquisar “plugin” OU “template” no namespace plugin, deve escrever [ (plugin | template) @plugin].

Agrupamento de palavras-chave

Você pode agrupar termos de pesquisa com parênteses ( … ), usando-os para forçar a precedência porque os parênteses têm a maior precedência.

Por exemplo, a consulta [ dokuwiki -(plugin | @plugin) ] achará páginas com a palavra “DokuWiki” que não contenham a palavra “plugin” e também não estejam no namespace “plugin”.

Pesquisa rápida

Você pode digitar o início do nome de uma página no campo de pesquisa e esperar meio segundo. Nos browsers modernos, automaticamente aparecerá uma lista de páginas com o mesmo início de nome.

OpenSearch

OpenSearch in Firefox

OpenSearch é um padrão que facilita a integração da pesquisa de um site no navegador. É compatível com todos os navegadores modernos. DokuWiki está habilitado para OpenSearch.

Aqui está como adicionar a pesquisa do seu wiki ao Firefox (outros navegadores provavelmente lidam com isso de forma semelhante):

  1. abra seu wiki no navegador
  2. clique na lupa à esquerda do campo de pesquisa do seu navegador
  3. escolha “Adicionar <título do seu wiki>”, por exemplo “Adicionar DokuWiki”

Algumas informações sobre o índice de pesquisa

O DokuWiki agora usa um índice para pesquisar até mesmo grandes wikis muito rápido, para ser capaz de encontrar qualquer coisa o índice precisa conter informações atuais. As informações sobre o conteúdo de uma página são adicionadas e atualizadas quando uma página é visualizada por um usuário. Cada página inclui uma imagem invisível (webbug) que chama o processo de atualização do índice, se necessário. 1) (Ou seja, se o carimbo de data/hora da página for mais recente do que o carimbo de data/hora do arquivo de índice.)

O índice consiste em arquivos chamados page.idx, w[n].idx e i[n].idx localizados no diretório do índice. w[n].idx contém uma lista de todas as palavras (exceto palavras irrelevantes) com um comprimento de n que aparecem nas páginas wiki. Para cada linha em w[n].idx há uma linha correspondente no arquivo i[n].idx que contém referências de páginas na forma de pn*freq. pn é um número de linha para page.idx, freq denota quantas vezes a palavra aparece na página. As referências de várias páginas são separadas por dois pontos.

O taskrunner usa um arquivo de palavras irrelevantes específico para um idioma que contém uma lista de palavras muito comuns que nunca serão indexadas (por exemplo, a palavra the em inglês). A pesquisa por essa palavra não retornará nenhum resultado. Este arquivo de stopword está localizado na pasta de idioma da instalação do DokuWiki, ou seja, <dokuwiki>/inc/lang/<idioma>/stopwords.txt para que você possa editar o arquivo na pasta apropriada para adicionar ou remover palavras não indexadas para aquele idioma.

Se você atualizou seu wiki de uma versão mais antiga sem um índice, sua pesquisa não retornará nenhum resultado até que o índice seja construído. Você pode esperar até que isso aconteça navegando em seu wiki ou instalar a extensão searchindex. Você também pode usar o script de linha de comando fornecido para atualizar o índice.

Veja também

1)
Observe que o webbug também é usado para outras tarefas. Consulte http://forum.dokuwiki.org/post/3116
pt-br/search.txt · Última modificação: 2021-01-07 20:00 por coldscientist

Exceto onde for informado ao contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: CC Attribution-Share Alike 4.0 International
CC Attribution-Share Alike 4.0 International Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki