DokuWiki

It's better when it's simple

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

Esta tradução é mais antiga que a página original e pode estar desatualizada. Veja o que foi mudado.
Traduções desta página?:

Learn about DokuWiki

Advanced Use

Corporate Use

Our Community


Follow us on Facebook, Twitter and other social networks.

Our Privacy Policy

pt-br:pagename

Nomes de Páginas

O nomes das Páginas no DokuWiki são convertidos para minúsculas automaticamente. Os caracteres permitidos são as letras, os dígitos, e na posição interna dos nomes 1) os “caractéres especiais” ., - e _2). Todos os outros caracteres especiais (Ex. outro além de letras e dígitos) são convertidos para sublinhado “_”3). Dois pontos (:) são usados para identificar ou, se necessário, criar namespaces. 4)

Quando a opção de configuração de deacentuação está habilitada (ver habilitada por padrão) caracteres acentuados e locais são convertidos para seus equivalentes descritivos (ü se torna ue) ou para versões deacentuadas (á se torna a).

Uma restrição implícita nos comprimentos de nomes de página é atribuída pelos links reversos (Nome de páginas precisam ter pelo menos 3 caracteres para serem considerados nos links reversos).

A maioria dos modelos, incluindo o default, apresentam o nome de página completo e os namespaces em seu caminho, no canto superior esquerdo da página. Por exemplo, o nome desta página é pt-br:pagename. 5)

Quando linkar para outros Wikis usando os links InterWiki as restrições de nomes destes Wikis se aplicam.

Mesmo quando a opção CamelCase ou WikiWord está habilitada no arquivo de configuração os nomes das páginas vão continuar em minúsculas.

Nota você pode “customizar” o código comentando a linha 109 do arquivo wiki/inc/pageutils.php. Assim você poderá usar arquivos com Nomes_Como_Este.

Procure por este código e comente-o.

$id = utf8_strtolower($id);

Páginas e Namespaces

Você pode considerar namespaces como diretórios e páginas como arquivos dentro deles.

Portanto, a página a:b:c pode ser descrita como:

   raiz namespace (sempre presente)
     |
     +-- 'a' namespace
           |
           +-- 'b' namespace
                 |
                 +-- 'c' página

Note que você pode ter uma página e um namespace com o mesmo nome, ao mesmo tempo, em qualquer namespace. Volte ao exemplo anterior, o nome a:b pode ser descrito como:

   raiz namespace (sempre presente)
     |
     +-- 'a' namespace
           |
           +-- 'b' página (não confunda com o namespace 'b' acima)

Isso não causa conflitos, porque o DokuWiki trata o item final do nome (aquele depois do último dois pontos) como o nome do página em si, enquanto todos os outros símbolos são namespaces.

  • Em a:b:c, a e b são namespaces quanto c é uma página.
  • Em a:b, a é interpretado como um namespace e b como uma página.

Veja namespaces para mais detalhes.

1)
Ex. Você não pode iniciar ou terminar nomes com caracteres especiais, caso contrário eles serão eliminados do início e do fim dos nomes
2)
effetivamente, apenas “.” e “-” podem ser usados além de “_”, isto tornará pouco legível se colocado pelo usuário ou pelo sistema, veja a próxima frase no texto
3)
ou para “-” se você tiver mudado sua configuração do separador
4)
Você poderá receber um erro de “Permissão Negada” se tentar acessar páginas com nomes contendo “:” o qual iria - não intencionalmente - resultar na tentativa de criação de um namespace e/ou de uma página onde você não tem direitos para fazer tal coisa; isto pode acontecer se, por exemplo, um usuário tentar acessar uma página com o título “Segredo: DokuWiki prepara a aquisição do MediaWiki” neste servidor; compare isto com “Segredo – DokuWiki prepara a aquisição do MediaWiki”
5)
Isto pode ser alterado. Veja, por exemplo, a configuração useheading.
pt-br/pagename.txt · Última modificação: 2013-02-16 05:19 por ach