DokuWiki

It's better when it's simple

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


pt-br:images

Manipulação de Imagens e Mídia

Você pode enviar e embutir outros arquivos em páginas DokuWiki com a Sintaxe de Imagens. Enquanto as imagens e mídia Flash são exibidas diretamente na página, outros arquivos (tais como documentos PDF) têm apenas links ao documento. Veja mime para informações detalhadas.

O Gerenciador de mídias

O envio de novos arquivos é feito com o Gerenciador de mídias executado da Barra de ferramentas.

Use o formulário para enviar o arquivo. Opcionalmente, pode renomeá-lo mas, assegure-se de manter a extensão correta. Se você usar novos namespaces no nome, estes serão automaticamente criados.

Nota: Se o administrador habilitou o suporte de Listas de controle de acesso, o envio de arquivos pode estar restrito a alguns usuários. Aqueles sem a devida permissão não verão o formulário de envio.

A forma como é embutida a imagem pode ser influenciada por parâmetros adicionados ao URL dela após um ponto de interrogação (?). Múltiplos parâmetros são separados por um e comercial (&).

Redimensionando

O DokuWiki pode redimensionar as imagens através de dois métodos. Por padrão, usa o suporte da biblioteca libGD do PHP, se estiver instalada. Mas melhores resultados podem ser obtidos com a ferramenta de linha de comando imagemagick.

Com libGD, o redimensionamento pode falhar se não tiver disponível memória suficiente ou o formato da imagem não for suportado pela versão instalada de libGD.

Para redimensionar imagens externas, elas têm de estar no cache do seu servidor. Para isso, você deve permitir ao DokuWiki executar o download de arquivos externos, aumentando o tamanho da restrição da opção de configuração fetchsize.

Para redimensionar proporcionalmente uma imagem informe a largura pretendida em pixels:

{{wiki:dokuwiki-128.png?20}}

Esta imagem será redimensionada para a largura de 20 pixels.

Se informar largura e altura, a imagem será redimensionada para a altura exata, ignorando a relação de proporcionalidade:

{{wiki:dokuwiki-128.png?20x50}}

Esta imagem será redimensionada para a largura de 20 pixels e a altura de 50 pixels.

No DokuWiki 2009-02-14 ou mais recente, informar a largura e altura resultará em corte da imagem antes do redimensionamento para evitar distorção da imagem redimensionada.

O DokuWiki permite embutir imagens na página com link para uma página com os detalhes dela ou uma página que a contenha em tamanho real. Tambem permite inserir imagens sem link para qualquer outra página.

Por padrão, clicar numa imagem abre uma página de detalhes criada pelo modelo do programa detail.php. O detail.php padrão mostra uma versão maior da imagem com uma lista dos metadados EXIF e IPTC contidos nela (tais como título, autor, data de geração etc.), alem de outras informações descritivas.

A sintaxe abaixo embute na página uma imagem em tamanho real; clicar na imagem produz uma página de detalhes com os metadados dela:

{{wiki:dokuwiki-128.png}}

Tente clicar nesta imagem para ver a página de detalhes.

Você tambem pode clicar na imagem da página de detalhes para obter ainda outra página apenas com a imagem em tamanho real. Frequentemente, você embutirá uma imagem numa página em tamanho reduzido para mostrá-la na página de detalhes em tamanho médio, de modo que apenas o link direto final mostre-a em tamanho real.

Tambem, você pode embutir uma imagem numa página de modo que, clicando nela leva diretamente à página da imagem em tamanho real. Isto é chamado link direto, indicado com a opção direct:

{{wiki:dokuwiki-128.png?direct}}

Tente clicar nesta imagem para ver a página do link direto.

Tambem é possível embutir uma imagem numa página sem o link para qualquer outra página. Isto é obtido com a opção nolink como segue:

{{wiki:dokuwiki-128.png?nolink}}

Tente clicar nesta imagem. Nenhum resultado, certo?

Você pode combinar os parâmetros de redimensionamento e nolink escrevendo um & entre eles:

{{wiki:dokuwiki-128.png?nolink&100}}

Se você apenas quer oferecer um link para a imagem sem mostrá-la, use a opção linkonly:

{{wiki:dokuwiki-128.png?linkonly}}

dokuwiki-128.png Este é apenas um link para a imagem.

Imagens Dinâmicas

Algumas vezes, você pode querer embutir uma imagem dinâmica como this one

Com o método usual:

{{http://kalsey.com/tools/buttonmaker/button.php?barPosition=50&leftText=Dynamic&leftTextColor=ffffff&rightText=IMG&rightTextPosition=54}}

não funciona:

button.php

Isso é devido ao DokuWiki supor que uma imagem termina com .gif,.jpg ou .png e este arquivo termina com .php. O truque é acrescentar um parâmetro CGI adicional como este: &.png – o CGI ignorará o parâmetro desconhecido mas o DokuWiki pensará que se trata de uma imagem.

Você tambem precisará acrescentar um ponto de interrogação (?) no fim de tudo ou o DokuWiki pensará que o parâmetro CGI é uma opção de cache.

{{http://kalsey.com/tools/buttonmaker/button.php?barPosition=50&leftText=Dynamic&leftTextColor=ffffff&rightText=IMG&rightTextPosition=54&.png?}}

Você pode encontar ferramentas de construção de botões em:

Removendo Mídia

Às vezes, é necessário excluir arquivos de mídia do servidor. Para isso, o recurso Listas de controle de acesso deve estar habilitado e o usuário que quer excluir os arquivos tem de ter a suficiente permissão. Os arquivos podem ser excluidos, clicando no ícone da lixeira do Gerenciador de mídias.

Veja tambem: excluindo arquivos de mídia

Para links de imagens a outros recursos, simplesmente use o pipe (|) na imagem, como faria com qualquer outro texto.

Por exemplo:

Por exemplo:  [[http://www.google.com|{{wiki:dokuwiki-128.png}}]]

Se o link é uma mídia local (como um .pdf), você pode usar a sintaxe seguinte:

Por exemplo:

 Por exemplo:   [[this>_media/wiki:dokuwiki-128.png|{{wiki:dokuwiki-128.png}}]]

Cache

Para melhorar o desempenho para o usuário, o DokuWiki tenta inserir no cache as imagens externas. Se você quer usar uma imagem externa sem o cache, pode adicionar o parâmetro nocache:

{{http://de3.php.net/images/php.gif?nocache}}

Você pode combinar o nocache com o redimensionamento:

{{http://de3.php.net/images/php.gif?300x50&nocache}}

Requisitar um servidor externo em cada carga de página não é muito educado. Em vez, você pode usar o parâmetro recache para permitir ao DokuWiki reinserir a imagem no cache no intervalo especificado em opção de configuração cachetime:

  {{http://de3.php.net/images/php.gif?recache}}
pt-br/images.txt · Última modificação: 2014-02-27 17:22 por Klap-in

Exceto onde for informado ao contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: CC Attribution-Share Alike 4.0 International
CC Attribution-Share Alike 4.0 International Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki