DokuWiki

It's better when it's simple

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

Esta tradução é mais antiga que a página original e pode estar desatualizada. Veja o que foi mudado.
Traduções desta página?:

Learn about DokuWiki

Advanced Use

Corporate Use

Our Community


Follow us on Facebook, Twitter and other social networks.

Our Privacy Policy

pt-br:farms

Fazendas DokuWiki

Uma fazenda wiki é uma coleção de wikis em execução no mesmo servidor web e compartilhando um único motor wiki pai. Assim, executando apenas um único wiki pai, você pode alimentar centenas de wikis independentes (chamados “animais”). Todos os animais compartilham um mesmo conjunto de plugins e modelos, mas cada um deles pode ter um conjunto diferente de plugins habilitados, um modelo diferente e uma configuração diferente. O conceito de fazendas é também chamado de “multi-site”, “multi-domínio” ou “sub-sites”, no contexto de outros CMS.

Existem várias maneiras de conseguir implemetar uma fazenda wiki. Esta página descreve apenas a maneira mais fácil e mais simples de executar uma fazenda wiki com DokuWiki. Mais configurações avançadas e dicas são descritos em uma página separada.

Termos

  • Quando se fala sobre fazenda, nela é descrito toda a configuração contida abaixo. Normalmente, existe apenas uma fazenda por servidor.
  • O agricultor (ou seja, wiki pai) é a instalação real DokuWiki. Este é o lugar onde todo o código reside, onde você instala plugins e modelos e o que você irá atualizar em novos lançamentos. Você só tem um fazendeiro por fazenda.
  • A configuração de um diretório da fazenda é o que é necessário para começar o plantel. Ele é o diretório físico pai de todos os animais em seu servidor. É apenas um único local no seu servidor fazenda.
  • Os animais (ou seja, wikis filhos) são as instâncias wiki individuais. Isto significa que você pode ter uma infinidade desses animais, mas cada um só conterá os dados wiki e configurações específicas dos animais, não haverá mais a duplicação de código.

Configuração de Diretórios

A configuração seguinte de um exemplo de diretório é o mais comum e é usado ao longo deste documento. Mas você pode ter uma configuração bastante diferente.

  • /var/www/dokuwiki – o motor DokuWiki, ele precisa estar acessível a partir da web
  • /var/www/farm – o diretório fazenda DokuWiki, que contém todos os animais

No seu diretório fazenda você pode ter tantos animais quanto você quiser, por exemplo:

  • /var/www/farm/animal – uma wiki
  • /var/www/farm/example.com – outra wiki

Duas configurações diferentes

Há duas configurações diferentes: uma baseado em virtual host e outra baseado em .htaccess.

O método Virtual host (ou 'servidor web virtual') combina características de um servidor web e a forma como os nomes são convertidos para endereços de internet para fornecer acesso a diferentes animais da wiki baseado em fazenda no hostname usado no acesso à wiki. Neste caso, vários nomes de host acabam se referindo ao mesmo servidor web - “wiki.mydomain.net” pode fornecer acesso ao wiki fazendeiro, enquanto “programming.mydomain.net” pode fornecer acesso ao seu wiki com tutoriais de programação, mas ambos se conectam à mesma máquina física.

O método .htaccess (ou 'script de servidor') somente requer recursos do servidor web para fazer diferentes caminhos de arquivo referirem-se a wikis distintas. Um pequeno script diz ao servidor web como lidar com o diretório de nível superior de cada wiki de forma diferente, o que permite wikis independentes. Neste caso, “www.mydomain.net/dokuwiki/” poderia ser a página inicial do meu fazendeiro wiki, e “www.mydomain.net/programming” daria acesso ao wiki de tutoriais de programação.

Independentemente disso, ambos os métodos requerem algum tipo de configuração do servidor

Configuração baseada em host Virtual

  • O que configurar: hosts virtuais através do httpd.conf do Apache ou através do painel de controle de hospedagem.
  • URLs resultante: qualquer coisa, por exemplo, example.com, subdomain.example.net ou test.example.org:8080/foo/bar/.
  • Vantagens: Pode criar URLs muito mais flexíveis que são independentes da estrutura do arquivo subjacente.
  • Desvantagens: A possibilidade de configurar hosts virtuais nem sempre está disponível. Alguns provedores de hospedagem (especialmente os baratos) não permitem isso.

Para os sistemas que você quiser acessar de qualquer lugar, você precisará publicar o novo nome de host do servidor web. Quando você quiser executar esta configuração, você precisará fornecer os novos nomes de host para qualquer máquina que quiser acessar suas fazendas geralmente configurando um servidor de DNS. Se tiver dúvidas, entre em contato com o administrador do sistema ou fornecedor de serviços para obter instruções específicas.

Para ter acesso a partir de sua máquina local, você tem que editar o arquivo 'hosts' local para certificar-se de que seu computador reconhecerá os seus novos nomes. !:: Este método só funciona quando conectar a partir da mesma máquina; outros sistemas não vão saber os nomes adicionais da máquina.

Para usuários do Windows, você precisará alterar o arquivo c:\windows\system32\drivers\etc\hosts. Na maioria das configurações, você precisa ter privilégios de administrador para editar este arquivo.

Para Linux e outros sistemas Unix-like, você precisará editar o arquivo /etc/hosts.

Para qualquer sistema, você vai querer adicionar:

127.0.0.1	farm-animal.mydomain.net

(Onde farm-animal é o nome do novo wiki, e mydomain.net é o nome apropriado para seu sistema.)

Tradução ainda incompleta. Por favor verifique a documentação em Inglês

pt-br/farms.txt · Última modificação: 2016-04-07 21:51 por masakik